A superficialidade da Indústria Fitness e o mal que ela faz a nossa saúde

A internet adora uma boa treta.

 

E já que estamos aqui né, decidi contribuir com a minha dose de polêmica.

 

Não tenho a intenção de ofender ninguém, mas provavelmente vou acabar ofendendo muita gente, faz parte né?

 

Só espero que no processo eu seja capaz de resgatar algumas pessoas que vem sendo prejudicadas ou ignoradas pela “Industria Moderna do Fitness.”

 

Quem sabe você seja uma delas. E se você é um integrante dessa “Indústria” e atua como um profissional, senta aí que tem lugar para você também, quem sabe você não pode ser parte da solução.

Você já viu alguma propaganda de treino para emagrecimento e perca de peso?

Hehe, brincadeira é óbvio que já viu inúmeras.

 

Elas são tantas que as vezes dá até a impressão de que exercício emagrece né?

 

“Desafio de X dias para perder até Y quilos”; “Treino para perder barriga rápido”; “Você magra em Z dias”; e por aí vai o marketing.

 

Não muito atrás vêm as propagandas para aumentar os músculos e ficar “monstro”:

 

“Tenha braços gigantes”; “Construa o Shape em V”; “Tenha um peito de Aço”…

 

A “Indústria Moderna do Fitness” resumiu tudo a aparência e estética (que foram ainda mais resumidos a pouca barriga e muito peito (válido para homens e mulheres, mas no caso delas, pernas e glúteos grandes também).

 

Não sou contra esse tipo de propaganda (atores e modelos por exemplo tem estética e aparência como um dos produtos que vendem para pagar as contas), sou contra o excesso delas. Sou contra transformarem o que menos importa, na única coisa que importa!

 

Quer ter mais Saúde?

Toma aqui uma “Receita secreta que queima até 14 kilos em 28 dias.”

 

Quer manter saudável pulmões e coração?

Pega esse “Treino que derrete gordura rápido!”

 

Quer ter mais foco, concentração e prevenir doenças neurodegenerativas?

Esquece isso você tem que “Trincar! Bombar! Ficar Monstro porra!!”

Garçom, mais um copo de leite por favor…

A verdade é que são tantas as variáveis envolvidas no processo de emagrecimento e construção de músculos (genética, hormônios (cortisol, testosterona, GH, IGF-1, T4…) alimentação (ingestão, digestão, conversão, qualidade e origem dos nutrientes), sono (quantidade, frequência, qualidade)), que a maioria das vezes apenas um programa de treino não é suficiente.

 

E por não trazer os resultados milagrosos prometidos, uma multidão de clientes frustrados abandonam a prática de exercícios físicos. Os que não abandonam gastam fortunas com suplementos, remédios e aqueles que não aceitam a ausência de resultados acabam apelando a recursos ilegais e ainda mais perigosos.

 

Mas a maioria abandona.

 

Abandona por não emagrecer ou por não ficar tão forte quanto esperava. Sendo que a prática regular de exercícios é a mais poderosa ação que alguém poderia tomar em benefício da própria saúde.

 

Nada é mais benéfico à saúde, ao corpo e à mente humana do que se exercitar. Exercício é insubstituível. (1, 2, 3, 4, 5, 6.)

 

Certa vez o ex-executivo da Associação Americana de Medicina, Ron Davis, disse:

 

“Se exercício viesse em um comprimido, seria a droga mais prescrita no mundo. Seria a melhor droga já criada em todos os tempos.” (1, 2)

 A indústria farmacêutica ciente disso vem há anos tentando desenvolver o que eles chamam de Exercise Memetics’, comprimidos capazes de mimetizar no corpo humano as mesmas respostas que o exercício induz.

 

Spoiler alert, eles não estão nem perto do resultado esperado.

 

Uma das dificuldades encontradas pelas empresas que trabalham no desenvolvimento desses fármacos, é que quanto mais se estudam os exercícios, mais a lista de benefícios aumenta.

 

Na verdade uma rotina de exercícios pode criar transformações em TODO o corpo.

 

Não apenas em nossos músculos e cérebro, mas também em nosso sangue, vasos sanguíneos, pulmões, coração, ossos, sistema imune, sistema digestivo, sistema endócrino, reduzir estresse, melhorar o foco, aumentar capacidade de aprendizado, e a lista continua ao passo que novos estudos são publicados.

 

Sim, são muitos benefícios em muitos lugares diferentes.

 

Não existe nada, literalmente e enfaticamente, nada além de exercício capaz de afetar positivamente o corpo em tantas formas diferentes. Por isso tantas empresas estão tentando desenvolver o “exercício em comprimido.”

 

A maioria dos fisiologistas, acreditam que na melhor das hipóteses uma droga pode ser capaz de mimetizar alguns efeitos específicos do exercício físico. Mas nunca todos. E os testes em animais ainda tem trazido efeitos colaterais dos mais assustadores.

 

Mesmo “quando” tal droga for desenvolvida (tenho fé na ciência), ela não será prescrita para pessoas capazes de se exercitar.

 

Por que?

 

Porque é impossível uma droga que cubra TODOS os benefícios do exercícios, até porque muitos ainda estão sendo descobertos.

 

O “exercício em comprimido” será prescrito para astronautas, vítimas de algum acidente, ou pessoas incapazes de se exercitar por estarem acamadas por alguma outra razão.

 

O resto de nós terá que se contentar com a versão gratuita, mais eficaz, mais segura e com o maior nível de comprovação científica disponível…

 

Mas a Indústria Moderna do Fitness prefere ignorar todos esses fatos e benefícios.

 

Influenciadores, instrutores de academia, personal trainers, e infinitos programas de treino e perfis de Instagram que brotam dos confins da internet diariamente, preferem olhar apenas para o emagrecimento e ganho de massa.

É como se estivessem te vendendo um carro, e esquecessem de citar fatos como:

“Te leva do ponto A ao ponto B.”

 

Mas não deixassem de reforçar o fato de que:

“As garotas vão adorar” ou “Suas amigas vão morrer de inveja”.

 

E ao adotarem essa estratégia de vendedor de carros usados, repelem aqueles que estão satisfeitos com um físico normal, seja porque não se importam em ter uns quilinhos a mais, seja porque tem coisas mais importantes a fazer do que construir um abdome com ‘gominhos’.

 

Mas diferente dos carros, onde o benefício de te levar do ponto A ao ponto B é óbvio, para muitos os benefícios de se exercitar não são tão evidentes assim.

 

E é por esse motivo que a Indústria Moderna do Fitness e sua paranoia pela conquista do corpo perfeito e sua neurose por emagrecimento, faz mal a nossa saúde.

 

Ela impede aqueles que fizeram as pazes com a balança ou estão ocupadas de mais para se preocupar com o “tanquinho” e alguns centímetros a mais de bíceps, de tomar consciência dos infinitos outros benefícios que se exercitar traria a sua saúde.

 

Programadores, professores e estudantes que por qualquer razão já são magros não se preocupam em perder peso, mas eles poderiam usar a melhora em concentração e foco que alguns minutos de exercício oferecem. (1, 2)

 

Pessoas com problemas de autoestima evitam até mesmo o espelho, mas poderiam usar os prazeres de ver seu progresso ao conseguirem caminhar mais rápido e mais longe, aumentar o peso dos alteres de 1kg para 1,5kg, depois 2kg e quem sabe até mesmo 3kg!! (1, 2, 3)

 

Pequenas conquistas fazem mágica com como vemos a nós mesmos.

 

Pessoas com falta de disposição e energia, poderiam usar o aumento da capacidade das baterias de nossas células (mitocôndrias), que se exercitar causa. (1, 2)

 

Pessoas com quadros leves de depressão tem coisas mais importantes para se preocupar do que construir músculos, mas poderiam se beneficiar dos estímulos nos hormônios de bem-estar e prazer que os exercícios oferecem. (1, 2, 3, 4, 5, 6)

 

Mesmo se você já é magro, ou está satisfeito com uma aparência mais fofinha, ou ainda não se importa se seus braços e pernas são mais grossos ou mais finos, ainda sim você deveria se exercitar.

 

Os benefícios são tantos que eu tenho certeza que algum deles vai ser capaz de melhorar sua vida.

 

Esquece a aparência, esquece emagrecer, esquece ganhar massa.

 

Estes não passam de meros benefícios colaterais de menor importância, que aceitamos como um bônus, para termos acesso a tantos outros benefícios que nos exercitar traz.

 

Infelizmente, seres humanos não são perfeitos e as vezes sucumbimos à tentação de apontar falhas e julgar aqueles que são diferentes de nós. As vezes olhamos para as pessoas que se exercitam regularmente e pensamos:

 

“Deveria ler um livro ao invés de levantar pesos.”

 

“Enquanto ele joga tempo fora agachando e levantando quem nem pateta, eu estudo para ser alguém.”

 

“Enquanto ele perde tempo com flexões de braço, eu trabalho para ficar rico.”

 

Quando na verdade “os patetas” além de melhorarem sua aparência, aprendem mais rápido, trabalham melhor, vivem mais, têm mais saúde e por mais que pareça contraditório, perder tempo com exercícios os faz ganhar tempo em todo o resto.

 

Eu escrevo esse post porque voluntariamente me excluí da comunidade e da “Indústria Moderna do Fitness” porque não me exercito para perder peso ou ganhar massa. Me exercito regularmente por todos os outros benefícios, que além de muito maiores e em maior número considero mais importantes do que ficar bonito sem camisa.

 

Eu escrevo esse tipo de post, alimento esse tipo de blog e trabalho todos os dias em livros, jogos e nas redes sociais, porque acredito e pratico o que prego, e não estou sozinho, mas a “Indústria Moderna do Fitness” continua alimentando estereótipos que tornam cada vez mais difícil a vida daqueles que se exercitam por razões diferentes das que eles vendem.

 

Se você também é alguém que não se importa apenas com aparência, se você assim como eu se preocupa com saúde, qualidade de vida e produtividade, se você também gosta de assistir filmes, séries e fazer agachamentos e flexões.

 

Deixa seu contato ai embaixo (você vai receber um kit de materiais grátis para iniciantes), segue o perfil fitnessgeek.com.br no instagram e nos ajude a crescer.

Vida Longa e Próspera.

E seja bem-vindo ao instituto FitnessGeek para jovens superdotados.

 

 

Mais sobre o Autor

Deixe um comentário

Fitness Geek
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.